domingo, 2 de junho de 2013

Eficiência energética


Outra forma de diminuir a dependência energética dos mercados internacionais e reduzir na fatura da luz é utilizar a energia de forma mais racional e eficiente. Na estratégia denominada de Iniciativa 20-20-20 foram estabelecidas várias metas para o ano 2020 através da redução de 20% na utilização de energia primária através do aumento de eficiência energética. Segundo a Agência Internacional de Energia é possível realizar uma diminuição de pelo menos 50% na emissão de gases de emissão de efeito estufa até 2050, sendo que a eficiência energética deverá ser responsável por 58 % dessa diminuição.

   Todo o ambiente de trabalho precisa estar adequadamente iluminado de modo a permitir a execução de tarefas para as quais se destina. O objetivo de um sistema de iluminação é justamente proporcionar essa iluminação de modo eficiente, evitando desperdícios. O consumo de energia, pode ocorrer de diferentes formas de uso, como por exemplo a iluminação. Assim, a diminuição dos custos, consumo de electricidade e emissão de gases de efeito estufa, poderá ser efetuada através da utilização de lâmpadas mais eficientes, tal como demonstra a figura.



  Do gráfico, sobre a poupança de energia vs consumo, conclui-se que as lâmpadas fluorescentes compactas e as LED são semelhantes em termos de consumo e poupança de energia. 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário