domingo, 2 de junho de 2013

Indicadores de desempenho das lâmpadas




Fluxo luminoso
O fluxo luminoso é a quantidade de luz emitida em todas as direcções por uma fonte luminosa.
A sua unidade de medida é o lúmen (lm).


Eficiência luminosa

É calculada pela divisão entre o fluxo luminoso emitido em lúmens e a potência consumida pela lâmpada em Watt. A unidade de medida é o lúmen por Watt (lm/W). Uma lâmpada proporciona uma maior eficiência luminosa quando a energia consumida para gerar um determinado fluxo luminoso é menor do que da outra. Desta forma é possível estabelecer a diferença de eficiência existente entre um tipo de lâmpada e o outro, em termos de economia de energia. Uma vez que a energia consumida é directamente proporcional à potência da lâmpada e do tempo de funcionamento ( E = P. t)

Temperatura de cor

Expressa a aparência de cor da luz emitida pela fonte de luz. A sua unidade de medida é o Kelvin (K). Quanto mais alta a temperatura de cor, mais clara é a tonalidade de cor da luz. Luz com tonalidade de cor mais suave torna-se mais aconchegante e relaxante, luz mais clara torna-se mais estimulante e deverá ser esta a utlizada nas salas de aula.

Índice de Reprodução de Cor (IRC)

Este índice quantifica a fidelidade com que as cores são reproduzidas sob uma determinada fonte de luz.
A capacidade da lâmpada reproduzir bem as cores (IRC) é independente da sua temperatura de cor (K). Numa residência devemos utilizar lâmpadas com boa reprodução de cores (IRC acima de 80), pois esta característica é fundamental para o conforto e beleza do ambiente.

Vida útil


É definida como o tempo em horas, no qual cerca de 25% do fluxo luminoso das lâmpadas testadas foi reduzido e está relacionada com a durabilidade da lâmpada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário