segunda-feira, 3 de junho de 2013

É possível aplicar um gerador eólico na nossa escola?

   Todo o sistema eólico só começa a funcionar a partir de uma certa velocidade, chamada de velocidade de entrada, que é a necessária para vencer algumas perdas. Quando o sistema atinge a chamada velocidade de corte. um mecanismo de proteção é accionado com a finalidade de não causar riscos ao rotor e à estrutura.
   Para os sistemas eólicos, a velocidade de rotação ótima do rotor varia com a velocidade do vento. Um sistema eólico tem o seu rendimento máximo a uma dada velocidade do vento (chamada de velocidade de projeto ou velocidade nominal) e diminui para velocidades diferentes desta.






Gerador eólico 6 KW

Velocidade de entrada

1 m/s


Velocidade de nominal do vento

12 m/s

Velocidade de corte


2.7 m/s


Verificando os quadros relativos ao estado do tempo de Arcozelo referentes ao mês de Maio, verifica-se que a velocidade varia entre 0,5 m/s e 8,0 m/s soprando de quadrantes norte, noroeste, nordeste e sudoeste. Estas velocidades são inferiores à velocidade nominal do vento (12m/s) e, a assim o sistema eólico publicitado na Net pela empresa alibaba não atingiria o seu rendimento máximo nestes dias e não seria rentável.

     A velocidade média anual do vento na região de Arcozelo é da ordem de 5,5 m/s. Deste modo, podemos concluir que não é rentável aplicar um gerador eólico na Escola Secundaria Arquitecto Oliveira Ferreira, porque não compensaria o investimento financeiro.



     


Nenhum comentário:

Postar um comentário