terça-feira, 21 de maio de 2013

Skinenergy

  
   O revestimento de qualquer edifício é normalmente estático, de função meramente estética e de proteção. O Skinenergy criou um revestimento que tem estas funções e simultaneamente é capaz de produzir energia eléctrica, a partir de células fotovoltaicas incorporadas e de um sistema de movimento. Caracteriza-se por uma membrana flexível e leve como se fosse uma pele, sendo totalmente ou parcialmente sobreposta por uma outra membrana flexível em silício amorfo para a captação da luz solar. Esta “pele” pode ter várias cores, padrões e até transparências. Estas membranas agregadas são ancoradas a umas pequenas peças de amarração que têm a capacidade de gerar energia através de mínimos movimentos que serão gerados pelo vento, pequenas brisas e também pelo batimento das gotas da chuva. Estas peças de amarração estão a ser desenvolvidas em parceria com a Universidade do Minho nas áreas de I&D para a integração de materiais de nova geração em equipamentos do dia a dia a custos reduzidos.


   
  Este é um produto híbrido porque tem a capacidade de gerar energia através do aproveitamento solar, eólico e de uma forma muito particular retira partido da água das chuvas. A sua energia gerada pode ser usada diretamente na instalação, ser armazenada em acumuladores ou descarregada na rede pública. Estas particularidades atribuem ao Skinenergy um conceito bastante inovador, fazendo com que em muitos casos possa gerar energia durante as 24 horas do dia e durante 7 dias por semana, mediante as condições climatéricas e de luminosidade solar.



   Os valores de geração de energia são de 80 Wp/m2 como potência de pico para o sistema fotovoltaico e 40 Wp/m2 para o gerador de movimento. Quando os dois sistemas funcionam de forma integrada poderão ser capazes de gerar 120 Wp/m2 o que totaliza 1051,20 kWh por ano /m2 instalado. Estes valores de produção representam uma poupança para a atmosfera de 626,52kg de CO2 /ano e m2 de aplicação do sistema Skinenergy.

   Este projeto é uma inovação nas energias renováveis e  o facto de se inserir no mercado dos materiais de revestimento e ao mesmo tempo nos equipamentos de microgeração de energia, faz-lhe abrir um vasto leque de possibilidades de aplicação.


Mais informações

A energia elétrica deveria ser um bem comum da humanidade mas não  chega a todos os pontos do planeta, como por exemplo o continente  africano.



No vídeo podemos observar que a energia elétrica não chega a todos os locais do globo.  

Pelas suas características a Skinenergy poderá ser aplicado nas regiões mais recônditas do planeta.  












Nenhum comentário:

Postar um comentário