A Parque Escolar implementou o
Programa EnergyWise e introduziu geradores de potência entre 5 KW e 6 KW, em
quatro escolas piloto do país.
Os ventos são gerados pela diferença de
temperatura da terra e das águas, das planícies e das montanhas, das regiões
equatoriais e dos pólos do planeta Terra. A quantidade de energia disponível no
vento varia de acordo com as estações do ano e as horas do dia.
A topografia e
a rugosidade do solo também tem grande influência na distribuição de frequência
de ocorrência dos ventos e de sua velocidade num local.
Além disso, a quantidade de energia eólica
extraível numa região depende das características de desempenho, altura de
operação e espaçamento horizontal dos sistemas de conversão de energia eólica
instalados.
A avaliação precisa do potencial de vento
em uma região é o primeiro e passo fundamental para o aproveitamento do recurso
eólico como fonte de energia. Para a avaliação rigorosa do potencial eólico de
uma região é necessário a coleta de dados dos ventos com precisão e qualidade,
capaz de fornecer um mapeamento eólico da região e leva muito tempo e dinheiro.
Duas premissas que a projeto OmniEnergia da ESAOF não possui.
Para
Investigar se a região da nossa escola é um local propício à instalação de um
gerador eólicos 5 a 6 KW, semelhante ao utilizado pela Parque Escolar, vamos recorrer
à escala de Beaufort e ao mapa da distribuição espacial da velocidade do vento
em Portugal.
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