quarta-feira, 29 de maio de 2013

Microgeração de energia eólica

    A Parque Escolar  implementou o Programa EnergyWise e introduziu geradores de potência entre 5 KW e 6 KW, em quatro escolas piloto do país.
   Os ventos são gerados pela diferença de temperatura da terra e das águas, das planícies e das montanhas, das regiões equatoriais e dos pólos do planeta Terra. A quantidade de energia disponível no vento varia de acordo com as estações do ano e as horas do dia. 
A topografia e a rugosidade do solo também tem grande influência na distribuição de frequência de ocorrência dos ventos e de sua velocidade num local.
  Além disso, a quantidade de energia eólica extraível numa região depende das características de desempenho, altura de operação e espaçamento horizontal dos sistemas de conversão de energia eólica instalados.
   A avaliação precisa do potencial de vento em uma região é o primeiro e passo fundamental para o aproveitamento do recurso eólico como fonte de energia. Para a avaliação rigorosa do potencial eólico de uma região é necessário a coleta de dados dos ventos com precisão e qualidade, capaz de fornecer um mapeamento eólico da região e leva muito tempo e dinheiro. Duas premissas que a projeto OmniEnergia da ESAOF não possui.
Para Investigar se a região da nossa escola é um local propício à instalação de um gerador eólicos 5 a 6 KW, semelhante ao utilizado pela Parque Escolar, vamos recorrer à escala de Beaufort e ao mapa da distribuição espacial da velocidade do vento em Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário